Animais Exóticos | Ferret
- Duda Pádua
- 18 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Foto da internet
Quais são os animais domésticos que você conhece? Cães, gatos e passarinhos? Pois saiba que tem vááários outros animais que podemos ter como pets! Um deles é o Ferret, um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos, parente do nosso Furão aqui no Brasil.
Porém temos que lembrar que o Ferret não é um animal da fauna brasileira e muito menos é um animal silvestre. Eles foram domesticados antes mesmo dos gatos, pelos egípcios!
Características:
O Mustela putorius furo, como é conhecida a sua espécie, é um animalzinho muito companheiro e ativo, além de ser muito fofo. Eles são capazes de aprender truques, assim como os cães. Legal né?
Normalmente eles vivem tranquilamente em uma gaiola especifica para eles, pois se adaptam bem em espaços pequenos, porém precisam sair para brincar e se exercitar por pelo menos algumas horas diárias.
Naturalmente eles costumam ter hábito noturno, por isso dormem bastante durante o dia, porém eles se acostumam bastante com a rotina de seus donos. É um animal muito tranquilo, justamente por dormir muito, mas quando está acordado gosta muito de fazer traquinagens.
Se for deixar um ferret solto, lembre-se sempre de deixar o ambiente seguro para eles. Como são muito curiosos, irão mexer em tomadas, buracos, fios, etc podendo causar acidentes sérios ou até mesmo fugir pelos canos.
Alimentação:
Como o Ferret é um animal carnívoro, ele precisa de uma alimentação rica em proteínas, por isso nem pensar em alimentar ele com a ração do seu cachorro! Existem rações especificas para Ferrets (que são importadas, assim como o pet), que podem ser adquiridas em petshops específicos.
Como petiscos, podemos dar também os que são específicos para Ferret, além de petiscos para gatos e também frutas.
Vale lembrar que o Ferret é um animal importado geralmente dos EUA, de onde vem para o Brasil todos castrados e filhotes. Como não é um animal da fauna brasileira, é expressamente PROIBIDA a criação desses animais aqui no Brasil, para que não haja risco de introdução dessa espécie na nossa fauna.
Ah, mais uma coisa. Se você tem um cãozinho e quer ter um Ferret, lembre-se de que o seu cão pode pensar que o ferret é uma presa e pode querer caçar, então antes de mais nada, peça ajuda de um profissional para fazer a adaptação correta dos dois pets!
Gostou de saber sobre outros tipos de pet? Então curta, compartilhe e comente sobre esse assunto! Sua opinião é sempre bem-vinda!
Comments