Saúde Animal | Febre
- Tuanni Dias
- 12 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Imagem da internet
Uma das coisas que as pessoas sempre me perguntam durante as consultas que faço é sobre FEBRE em cães e gatos.
Quem nunca ouviu falar que “para saber se o pet está com febre basta verificar seu focinho”? Clássica essa frase, não é? Mas nem sempre isso é verdade, e eu te explico o porquê.
Tanto o organismo humano quanto o animal tem dois tipos de aumento de temperatura: hipertermia e febre. A hipertermia é o aumento de calor do corpo sem que haja envolvimento de uma parte específica do cérebro. Esse aumento pode acontecer devido a fatores externos, como aumento da temperatura do ambiente, exercício físico, ingestão de alimentos calóricos etc.
Já na febre temos o envolvimento de uma determinada parte do cérebro (termostato hipotalâmico), fazendo com que ocorra o aumento corporal acima da normalidade. Geralmente ela ocorre quando alguma doença encontra-se presente no organismo do seu amigão.
_Mas febre não é uma doença?!
_Não mesmo!
Febre é considera uma síndrome, ou seja, ela vai fazer parte da sintomatologia de uma determinada doença. Esta síndrome é bem comum em muitas doenças e não tem como saber diagnosticar um pet baseado apenas em sua presença.
_Então, como realmente saber se meu animal está com febre?
Termômetro é sempre a melhor opção (e faz parte daquela parte “chata” de ir ao veterinário) onde será aferida a temperatura corporal do seu pet.
Vale lembrar que a temperatura varia de 38,5°C a 39,5°C para cães e 37,8°C a 39,5°C para gatos, ou seja, maior do que quando comparado a nossa. Além disto, seu pet poderá estar menos brincalhão, mais lerdo e sem apetite.
_E o que fazer?
Bom, converse com seu veterinário sobre a dose correta e qual melhor medicação para seu pet, já que são grandes os riscos de intoxicação com medicações administradas de forma errada. Além do mais, algumas medicações possuem restrição para algumas espécies, como por exemplo, o Paracetamol para gatos, produto que causa grande risco de intoxicação nos bichanos.
_Suspeitou de febre?
Leve seu pet ao veterinário, como dito anteriormente, algo mais sério pode estar acontecendo e a vida do seu companheiro pode estar em risco.
Comments