Animais Exóticos | Chinchila
- Duda Pádua
- 25 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Foto da internet
Hoje nós vamos falar sobre as fofinhas, peludinhas, gostosinhas, Chinchilas! A Chinchila (Chinchilla lanígera) é um mamífero roedor (diferente do Ferret da semana passada, que era carnívoro) originado da cordilheira dos Andes. Por ser proveniente de um lugar muuuito frio, as chinchilas tem um pelo muito, mas muito denso.
Na verdade, dentre todas as espécies de mamíferos, elas possuem a pelagem mais densa de todos com cerca de 20.000 pelos por cm². Muita coisa né? Antigamente, as chinchilas foram muito caçadas pelos povos nativos dos Andes, em busca de suas peles. A espécie quase entrou em extinção, porém um biólogo americano conseguiu salvar a espécie cruzando-as em cativeiro. Atualmente esses animais sobrevivem primordialmente em cativeiro, possuindo pouquíssimos exemplares em seu habitat natural.
Sobre os cuidados necessários para ter uma Chinchila em casa:
É necessário se preocupar com três coisas: seus dentes, banhos e temperatura. Como qualquer roedor, os dentes das chinchilas crescem durante a vida toda, por isso necessitam roer coisas específicas para elas para que possam manter os dentes em um tamanho ideal.
Também como qualquer roedor, elas NÃO podem se molhar, devido a densidade de seu pelo. É recomendado usar carbonato de cálcio, que é semelhante à areia, deixando na gaiola por 10 minutos todos os dias.
Já com relação à temperatura, é preciso tomar cuidado se você mora em uma cidade quente, pois chinchilas não suportam temperaturas acima de 30º. A alimentação da chinchila deve ser feita através de ração própria para o pet, alfafa e frutas secas (maçã, uva passa, pêra).
O comportamento das chinchilas é super dócil. São animais bem carinhosos e gostam de interagir com seus donos, porém possuem hábito noturno, o que diminui o tempo de interação se você for uma pessoa dorminhoca rsrs.
Não é recomendado serem criadas soltas pela casa, por possuir um grande risco de roer fios e móveis, ocasionando acidentes. Devem ser criadas em gaiolas específicas para chinchilas, que possuam rampas para que elas possam saltar (um comportamento natural da espécie), porém devem ser soltas de vez em quando para ajudar a se exercitarem mais.
Também são animais que não gostam de viverem sozinhos, necessitam de companhia, sempre é indicado ter pelo menos duas chinchilas.
Com relação a outros animais, devem ser criados desde filhotes juntos para não acontecer nenhum acidente, lembrando que todo contado DEVE ser supervisionado pelos tutores.
Comments