Por dentro da raça | Labrador Retriever
- Duda Pádua
- 26 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Foto da Internet
Origem: A raça nasceu no Canadá e foi criada com intuito de ser um cão que busca a caça
(por isso no nome “retriever”, que quer dizer buscador). Uma característica muito interessante do Labrador é sua mordedura muito leve, capaz de carregar a caça sem causar danos em sua carne. Além disso, os cães desta raça tinham que gostar muito de água, pois eram frequentemente requisitados a pegarem as caças em rios e lagos.
Grupo na AKC (American Kennel Club): Esportistas
Comportamento: A palavra que mais define o labrador é alegria e atividade. É um cão eternamente brincalhão, alegre, ativo e feliz. Os labradores são muito fiéis e super apegados à seus donos.
São também cães muito dóceis e sociáveis, ótimos para crianças devido a seu tamanho e sua enorme resistência. Por serem muito ativos, necessitam de muito exercício e treinamento.
São muito inteligentes e aprendem comandos rapidamente, além de adorarem agradar seu dono, por esses motivos e por terem um temperamento muito equilibrado são cães frequentemente usados como cães de trabalho (cão-guia, cão farejador, cão de resgate, etc).
Aspectos físicos: O labrador é um cão de porte grande, pelo curto porém grosso e resistente a água. Duas características marcantes no labrador são: sua “cauda de lontra”, extremamente grossa e poderosa, que serve como leme na natação, e ter as membranas interdigitais das patas bem desenvolvidas, o que também auxilia no nado.
Seu pelo pode ser de três cores oficiais: amarelo, chocolate ou preto. O macho pode chegar até 62cm de altura e pesar até 36kg.
Cuidados e saúde: São cães muito resistentes, não necessitam de banhos frequentes, apenas de escovação periódica para retirada do pelo morto. Com relação à saúde, as doenças que mais acometem os labradores (e que infelizmente são bem preocupantes) é a displasia coxo-femural, displasia de cotovelo e torção gástrica.
Essa raça é para mim?
Se você é um tutor que gosta de um cão que seja um eterno filhote, o labrador é pra você. Ele consegue conviver muito bem com outros animais, outros cães e principalmente crianças, desde que seja bem educado com antecedência. São muito pacientes e brincalhões, porém nunca se esqueça do passeio diário de seu labrador, pois além de evitar que ele seja destrutivo, também evita o sobrepeso de seu cão!
Comentarios