Saúde Animal | Ruptura do ligamento cruzado cranial
- Tuanni Dias
- 27 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Foto da internet
Hoje o nosso papo é sobre um dos principais problemas de articulação no joelho dos cães atletas (não só cães, como humanos também): A ruptura do ligamento cruzado cranial.
Não sei se vocês aqui gostam de futebol, mas a lesão que vamos falar agora é parecida com a mesma que deixou o Ronaldo Fenômeno longe dos gramados por um período. Chama-se Ruptura do Ligamento Cruzado Cranial.
Ela aparece em cães que praticam muita atividade física, animais que permanecem em pisos escorregadios ou terrenos íngremes e também depois de um trauma (batida ou queda). Os animais de grande porte (Dogue Alemão, Pastor Alemão, Labrador) são os mais afetados.
Quando o ligamento se rompe, há uma instabilidade no joelho do cão, fazendo com que ele sinta muita dor, apresente claudicação (manqueira), perda de apetite e do interesse por exercícios.
Para confirmar a lesão, o médico veterinário responsável realizará o Teste de Gaveta (procedimento simples, realizado no próprio consultório. Vejam no vídeo abaixo:
Várias são as técnicas cirúrgicas existentes para tratar o cão e cabe ao médico veterinário avaliar qual delas será utilizada na correção.
Para evitar que esse problema ocorra, vale a pena investir em cuidados com seu pet, tais como: não forçar demais atividades físicas em animais que não estão acostumados, e nos que estão acostumados, tomar cuidado com o excesso de atividade sem pausa.
Avaliar o terreno que as atividades serão praticadas também é muito importante, pois lugares com muitos declives e ambientes lisos/escorregadios são os que mais causam acidentes, portanto o cuidado deve ser redobrado. Por hoje é isso. Lembrem-se: no caso de problemas/dúvidas levem seu animal ao médico veterinário de sua confiança.
Até a próxima, Tuanni :D
Comentarios