Cuidados Pet | Escolhendo a melhor ração
- Anderson Ramos
- 28 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Foto da internet
Semana passada aqui no blog, falamos sobre alimentação natural, mas é claro que nem todo mundo tempo ou condições de fazer a manutenção dessa alimentação, então nesses casos às rações são as melhores opções. Você alimenta seu cão com ração? Se sim, como fez para escolher a marca ideal?
Por indicação do veterinário, dono do pet, ou de amigos? Ou pelo paladar do cachorro?
Bom, antes de qualquer coisa vamos ressaltar o seguinte: Existem critérios a serem seguidos para escolher a melhor ração para seu cão, e são quatro os principais a serem considerados:
1. Desenvolvimento e manutenção do organismo: Os aminoácidos, minerais, oligoelementos (elementos traços), vitaminas e ácidos graxos correspondem às necessidades nutricionais básicas para a manutenção e desenvolvimento do corpo.
2. Fornecimento de energia: Os lipídios e carboidratos são as principais fontes de energia para os cães.
3. Nutrição e prevenção: Alguns nutrientes são incorporados ao alimento (antioxidantes, pre-bióticos, fibras, ácidos graxos essenciais, etc), para evitar riscos, como as doenças renais, problemas digestivos e os efeitos do envelhecimento.
4. Nutrição e cuidado: Alguns nutrientes são adicionados e outros limitados a fim de sustentar o processo terapêutico ou de convalescença, ajudando os animais a se recuperarem de uma série de doenças.
Até aí tudo bem, mas qual a diferença de uma ração super premium, para a premium e a standard?
A resposta é simples: Qualidade.
As proteínas usadas nas rações Super Premium são partes nobres e inteiras e não usam pedaços de ossos e penas por exemplo, que são menos absorvidos pelo organismo.
Normalmente rações Super Premium não contém conservantes, ou contém conservantes naturais, que não prejudicam tanto a saúde de animal num longo espaço de tempo.
Outra vantagem dessas rações, é que elas costumam oferecer tipos bastante específicos para raças específicas, ou para tamanhos de raças, idade, peso, etc, o que valoriza muito os nutrientes corretos para o cão. Características como tamanho dos grãos, espessura e densidade são pensados para valorizar o paladar do cão.
As rações Premium possuem nutrientes de menor qualidade, mas podem ter aditivos como pro-bióticos, ômegas 3 e 6, mas podem conter conservantes e corantes também. Vale ressaltar que determinadas substâncias podem ser cancerígenas para os dogs.
As Standard apenas suprem as necessidades de sobrevivência do cão e não apresentam nenhum benefício adicional. Rações de qualidade inferior a essas, e as vendidas a granel não são indicadas, porque oferecem riscos a saúde do animal, além de um excesso de fezes, porque o organismo do cachorro expele tudo que não absorve, e como é uma ração fraca, quase nada é absorvido pelo organismo do cão.
Riscos das rações vendidas a granel:
Para quem não sabe rações vendidas a granel normalmente se compra em casas de agropecuária, e são aquelas que ficam em latões ou abertas no saco.
Elas apresentam riscos para o cão por que nesses locais elas têm contato com a mão das pessoas que tocam na ração, de moscas e mosquitos que carregam vermes e parasitas, e dependendo do local, até com ratos, baratas e outras pragas.
Além disso, ficando expostas elas perdem grande parte dos nutrientes, e acabam perdendo a qualidade. Portanto, prefira sempre os sacos fechados.
ความคิดเห็น