Curiosidade | Por que os cães rolam em coisas mal cheirosas?
- Duda Pádua
- 29 de jul. de 2016
- 1 min de leitura

Foto da internet
Sem dúvida, uma das coisas mais desagradáveis quando passeamos com nosso querido amigo de quatro patas, todo limpinho e cheiroso, é quando ele encontra uma super carniça fedida, cheia de moscas, ou então um monte de estrume (geralmente de vaca ou cavalo) e sem pensar duas vezes lá vai se esfregar alegremente no monte de estrume. Fala sério, é muito deprimente, não é?
Mas, porque nossos cães veem tanto prazer em rolar em coisas fedidas? Bem, isso é um resquício evolutivo da espécie. Pense bem, nossos cães são carnívoros, certo? Logo, eles descendem de uma linhagem de cães selvagens caçadores, certo? Agora pensem pelo lado da presa, se você fosse um antílope e sentisse o cheiro de seu predador próximo de você, você fugiria o mais rápido possível, não é mesmo?
Pois então, os antepassados dos cães rolavam em coisas malcheirosas (geralmente em carcaças ou estrume de suas próprias presas) para esconder o seu cheiro de predador e ficar com cheiro da presa, para que assim elas não pudessem perceber facilmente a presença do caçador! Legal né?
Então infelizmente, não adianta tentarmos “ensinar” que nossos cães parem de rolar em coisas fedidas, justamente por ser um comportamento muito forte nos cães, um resquício evolutivo desses animais! O que podemos fazer é evitar essas situações ou então rezar para que nossos cães não corram de corpo e alma pra cima dessas coisas “maravilhosas”, eca!
Comments