Curiosidade | Cães são onívoros ou carnívoros?
- Duda Pádua
- 5 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Foto da internet
Vocês já ouviram falar que cães são animais onívoros?
É muito comum encontrar essa informação em vários textos e inclusive até em livros acadêmicos, porém a história não é bem assim. O nosso querido melhor amigo, Canis lúpus familiares, encontra-se na ordem Carnivora, isso já nos dá uma pequena dica.
Cães conseguem sobreviver consumindo frutas, vegetais e carboidratos, porém isso não se deve à serem animais onívoros e sim, por serem uma espécie com uma capacidade gigantesca de adaptação! Sim, nossos aumiguinhos são muito adaptáveis, não só com relação a condições climáticas, geográficas e físicas mas também com relação à sua dieta!
Mas vamos continuar pensando. Qual o significado de um animal onívoro e carnívoro?
Onívoro: aquele que obtém sua alimentação de fontes vegetais e animais.
Carnívoro: aquele que se alimenta primordialmente de tecidos animais.
OK, então podemos classificar o cão como onívoro, pois ele também pode consumir alimentos de origem vegetal? NÃO!
Os cães podem sim consumir alimentos de origem vegetal, porém apenas em casos de crise e escassez de alimentos de origem animal. Veja bem, ser onívoro é muito além do que apenas o que você come, precisamos levar em conta várias características como: posição e formato dos dentes, formato das maxilas, tamanho do trato digestivo, composição dos ácidos estomacais, presença de garras (no caso dos carnívoros), etc.
Cães possuem a dentição própria para cortar carnes, dilacerar ossos, além de ter também uma mastigação vertical, que também auxilia na ingestão de carnes. Eles possuem também um trato digestivo bem pequeno, próprio para o consumo de carne com o estômago muito, mas muito ácido especializado na digestão de carnes e ossos.
Animais onívoros (como nós) possuem também a enzima amilase na saliva, que inicia a ingestão de carboidratos, já os carnívoros não possuem a amilase na saliva e sim no estômago, indicando que carboidratos devem chegar pré-digeridos no estômago para o aproveitamento dos nutrientes.
Mas o que isso tudo quer dizer?
Como nossos cães são descendentes de animais caçadores, eles tinham o costume de ingerir toda a sua presa, ou seja, isso inclui seu aparelho digestivo com o que estivesse dentro. Se um cão abatesse uma presa herbívora, iria consumir o estômago e intestino da mesma, ingerindo os vegetais pré-digeridos por essa presa e aproveitando esses nutrientes. Nossos amigos são capazes de sobreviver com uma dieta onívora, porém não é o mais indicado. Precisamos nos perguntar se queremos que nossos cães apenas tenham o suficiente para sobreviver ou se queremos que sejam saudáveis e fortes, a dieta influencia diretamente nesse quesito!
Comments