Cuidados Pet | Os pelos do cão
- Anderson Ramos
- 11 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

Não importa se seu cão tem pelo longo, curto, duplo, enrolado, liso, simples, fino ou grosso. Você precisa cuidar. Na semana passada fiz um post falando sobre os xampus que você pode rever aqui.
Agora vamos falar sobre os cuidados com a escovação dos pelos. Os cães sempre devem ser escovados, para que os pelos mortos saiam e os saudáveis cresçam mais fortes e bonitos.
Muita gente não sabe, mas há tipos de rasqueadeiras e escovas especificas para cada tipo de pelo, e até pentes! O primeiro passo é saber qual o tipo do pelo do seu cachorro.
Vamos aos exemplos:
Cães de companhia e pequenos, como Shih Tzu, Lhasa Apso Yorkshire, entre outros normalmente apresentam pelagem longa, fina e simples. São pelo delicados que embolam e arrebentam com facilidade, então o ideal são rasqueadeiras de cerdas curtas, ou com grips nas pontas (aquelas bolinhas de plástico). A escovação deve ser feita dia sim dia não, ou todos os dias, dependendo do tamanho do pelo.
Cães originários de regiões frias e de pelos curtos a médios como Ruskies Siberianos e raças semelhantes não exigem tanto cuidado com a escovação, mas podem soltar muitos pelos dependendo da época. O ideal é uma escova de cerdas mais duras e simples, que tira os pelos mortos, e conserva os pelos brilhantes.
Cães de pastoreio como Border Collie têm pelos duplos, mais grossos e menos oleosos. Tem menos tendência a queda, mas não significa que não pode acontecer. O ideal é escovar com uma rasqueadeira de cerdas médias.
Se você tem um cão sem raça definida, é só observar a textura do pelo. Com qual se parece mais? Vá a um petshop de confiança, adquira uma rasqueadeira ou escova, e deixe seu cão com os pelos sempre saudáveis!
Σχόλια