Saúde Animal | Coelhos
- Tuanni Dias
- 19 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Imagem da internet
Coelhos estão entre as criaturas mais amáááveis e fofas das pessoas. Quase todo mundo já quis ter um coelhinho, principalmente na época da páscoa, porém quase ninguém conhece os cuidados básicos que essas criaturas “fofíneas” necessitam.
Assim como cães e gatos, coelhos também devem ser vacinados e vermifugados.
_TUANI, COMO ASSIM, COELHOS TOMAM VACINA?
_SIIIIIIIIIIIIIIIIIIM!!
A vacina contra Mixomatose (doença viral grave, que se espalha rapidamente e que é transmitida através da picada de insetos) deve ser aplicada a cada 6 meses. Já contra a Doença Viral Hemorrágica (doença viral de caráter fulminante) deverá ser reaplicada uma vez por ano.
O principal anti-helmíntico (vermífugo) utilizado em coelhos é o Mebendazol. Para saber qual dose utilizar, procure um médico veterinário.
_Tá, mas só vermifugar e vacinar tá bom?
_Hm... Quase isso. Já pensou se seu coelho arranjar uma “coelhínea” e resolver ter “coelhíneos”?! Então, quando não se tem interesse reprodutivo, o mais interessante seria castrá-los, evitando assim uma superpopulação indesejada.
Sobre banhos em coelhos:
Eles promovem autolimpeza. Porém, banhos poderão ser dados uma vez por mês nos períodos quentes e uma vez a cada três meses no inverno.
Lembre-se de secar corretamente seu animalzinho, evitando proliferação de fungos.
Vocês sabiam que nossos amigos orelhudinhos também podem pegar pulgas e carrapatos? Para prevenir esse problema, lembre-se de sempre manter o ambiente limpo e livre desses parasitas.
Pulverizar o ambiente com produtos carrapaticidas ajuda 90%, já que apenas 10% das pulgas e carrapatos estão presentes nos animais e o restante encontra-se no ambiente (isso vale também para cães, gatos etc).
Água e comida deverão ser dadas à vontade. Sendo a água sempre fresca.
Qual melhor tipo de alimentação para coelhos?
Alimentos como: frutas, verduras e legumes são as melhores opções. Hoje em dia temos vários tipos de rações disponíveis para essa classe animal, algumas melhores que as outras, cabendo ao tutor escolher a que lhe oferece melhor custo-benefício.
Obs: ofereça alimentos que promovam o desgaste dos dentes destes animais. Caso contrário, dentes incisivos (aqueles que achamos fofinhos) crescerão e provocarão problemas de saúde.
E se algo mais acontecer com meu bichinho?
Procure sempre um médico veterinário. Ele é a melhor opção para ajudar a manter seu animalzinho sempre feliz e saudável. ;D
Comments