Por dentro da raça | Husky Siberiano
- Duda Pádua
- 25 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Foto: Katia Facure
Origem: Os Huskies são originados da Sibéria, como seu próprio nome diz. Foram criados para correr, correr, correr! São muito resistentes ao frio e ao cansaço físico, conseguem correr na neve por 1.900km em campeonatos de corrida.
Grupo na AKC (American Kennel Club): Trabalhadores
Comportamento: Independente, agitado e maluco, isso mesmo, maluco! A única palavra que me vem à cabeça quando penso em um Husky é maluco, mesmo. São muito, mas muito inteligentes (é uma pena que a maioria de seus exemplares usem toda essa inteligência para o mal) e bastante independentes, principalmente quando tem um campo aberto para correr livres e sem destino. Não me entenda mal por falar que são independentes, isso não quer dizer que sejam desgostosos com seus donos, pelo contrário, são muito apegados! Mas gostam de ficar no seu cantinho às vezes. Não tem sede de agradar como um Labrador ou um Border Collie, por exemplo, frequentemente ouço relatos de Huskies que ignoram completamente seus donos quando tem algo mais interessante no ambiente. Super dóceis, não servem nem um pouco para serem cães de guarda, fazem amizade com T-O-D-O-S. Não se dão bem com outros animais (são muito caçadores, não indico) a não ser que convivam com os mesmos desde filhotes. Gostam MUITO de correr, afinal de contas, foram criados para este fim.
Aspectos físicos: Sejamos justos, é uma das raças com maior beleza de todas, em minha opinião. Com sua aparência de lobo, podendo ter olhos azuis, castanhos ou cor âmbar. Sua colocação vai do preto completo até o branco, sendo permitida quase todos os tipos de marcações e cores. Possuem duas camadas de pelo para manter a temperatura do corpo (tanto para o frio, quanto para o calor).
Cuidados e saúde: A principal preocupação é com a atrofia progressiva da retina, porém é preciso citar que os huskies são muito sensíveis à anestesias em geral, ainda não sabe-se o motivo.
Essa raça é pra mim? Huskies são lindos, eu sei! Porém é uma raça que eu definitivamente não indico para qualquer pessoa. Eles nos exigem muito tempo, dedicação e paciência. Necessitam de passeios diários, de preferência mais de uma vez no dia. Realmente tem muita energia e se não gastarem se tornam destrutivos e muito estressados, podendo comprometer sua saúde, inclusive! Então se você gosta de uma boooooa caminhada ou corrida, atividades ao ar livre (sempre com eles na guia, por favor, eles são muito fujões) e tem tempo para dedicar a eles, você está apto para ser um feliz dono de Husky!!!
Opmerkingen