Animais Exóticos | Iguanas
- Anderson Ramos
- 31 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Imagem da internet
Talvez as iguanas sejam os animais “exóticos” criados a mais tempo. Já foram muito populares, mas com o tempo ficaram comuns entre os criadores de animais diferentes, e com o aumento de variedade e opções de animais para criar, acabaram um pouco de lado.
Não é difícil criar uma iguana. São répteis normalmente dóceis, mas demandam espaço, talvez criar o ambiente ideal para elas seja a maior dificuldade.
Adultas podem chegar aos 2 metros de comprimento e pesar até 10kg. De todo o tamanho, dois terços aproximadamente é referente à cauda.
Ambiente:
No terrário onde são criadas, é necessário ter galhos, e se possível troncos para que elas possam escalar. A temperatura tem que ser regulada e manter-se entre os 25 e 30 graus. O ambiente deve ter pelo menos o dobro do tamanho da iguana, incluindo a cauda.
A água deve ser oferecida sempre em abundância, inclusive em um recipiente profundo, com água limpa onde a iguana possa tomar banho. Como a humidade deve sempre ser alta, pode ser instalado nesse recipiente, um aquecedor que faça a água evaporar, assim o ambiente sempre estará umidificado.
O terrário também deve ser iluminado com luz ultravioleta durante 12 horas do dia. Isso é essencial para que o animal absorva vitaminas. As outras 12 horas (a noite) o indicado é que fique escuro mesmo, para que a iguana possa dormir.
Alimentação:
As iguanas são vegetarianas. Então ofereça sempre uma grande variedade de legumes, verduras e frutas bem misturadas, para que ela possa comer de tudo.
Também existem rações balanceadas.
Comportamento:
As iguanas são muito dóceis com os humanos e costumam se adaptar com facilidade. Não se dão muito bem com outras iguanas, principalmente do mesmo sexo, e nem com répteis de outras espécies.
Referências: https://www.mundodosanimais.pt/repteis/iguana-verde/
.
Commentaires