Animais Exóticos | Beta
- Anderson Ramos
- 7 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Imagem da internet
Quem nunca, pelo menos uma vez na vida, teve vontade de ter um peixinho? Daqueles bem bonitos, com rabos e guelras grandes que parecem véus, sabe? Coloridos, e bem chamativos... Os Betas. Hoje vamos falar deles!
Bom, são peixes de fácil manutenção e custo baixo se comparado com um aquário marinho ou com outras espécies de peixes, então, se você procura um pet mais tranquilo, e que não vai te tomar MUITO tempo, talvez seja uma boa opção. Lembrando que isso não isenta a necessidade de cuidar, combinado?
Comportamento:
Os Betas são muito conhecidos pela “agressividade” com outros peixes, inclusive da mesma raça. Raramente convivem bem em grupo, então não é indicado ter mais que um Beta por aquário. Nos países asiáticos (de onde eles vêm) é comum fazerem rinhas com esses peixes. Isso porque são peixes de combate.
Eles também possuem a capacidade de respirar fora da água, através de um órgão que se chama “labirinto”. Por isso podem morrer afogados se não tiverem acesso a superfície da água.
Reprodução:
As fêmeas também são muito territorialistas, então, em caso de reprodução separe os peixes, para evitar as brigas, rs. O processo é simples de ser feito até para os iniciantes. A parte mais complicadinha é criar os alevinos, pelo menos nos primeiros dias.
E detalhe: quem cria os filhotinhos é o macho, e não a fêmea.
Aqui você pode entender melhor como funciona!
Aquário:
O aquário mais indicado para criar um Beta, é o com capacidade mínima de 5 litros. Deve ter espaço suficiente para abrir a cauda e as nadadeiras sem tocar no vidro. A limpeza tem que ser feita em períodos de 10 a 15 dias. Lembre-se sempre de reservar metade da água do aquário na hora da limpeza, assim você consegue controlar a temperatura (ideal em torno dos 24º) e o PH da água.
Ah, e o aquário deve ter tampa. Isso porque os Betas saltam para fora da água com muita facilidade, e podem cair para fora do aquário. Apesar de conseguirem ficar até quatro horas fora d’água, não queremos um acidente né?
Alimentação:
Os Betas têm instinto de caça e por isso adoram comida viva, como larva de camarão, larva de mosquito, pulga d’água, entre outros. Isso não significa que você não possa dar ração, mas é bom oferecer a comida viva pelo menos uma vez na semana. Os adultos podem comer uma vez por dia e os filhotes duas vezes, mas corte pela metade a quantidade.
O ideal é que a ração seja consumida em dois minutos pelo peixe. Se a comida fica muito tempo na água pode acelerar a proliferação de bactérias e interferir na qualidade de vida do Beta.
Características:
- Existem cerca de 65 espécies de peixes que são classificados como Beta, e podem ser encontrados em mais de 25 padrões de cores diferentes.
- São peixes muito inteligentes. Podem aprender truques como passar dentro de aros, e tocar sinos quando querem comer.
- Sobrevivem até quatro dias sem comer (mas evitem, por favor).
- Tem várias formas diferentes de cauda - sendo a mais comum a "cauda véu." Outras formas de cauda incluem a "meia-lua", "cauda dupla", "curta" e "cauda de coroa.".
- Vivem de 2 a 3 anos.
Comments